Faz bem à pele, ajuda no funcionamento dos rins e na digestão. Esses são apenas alguns dos benefícios desse líquido precioso e fundamental à nossa saúde que é a água. E se ainda sobraram dúvidas quanto à sua eficácia, a Unimed aproveita que no dia 22 de março comemoramos o Dia Internacional da Água e convida a nutricionista do NAS – Núcleo de Atenção à Saúde – da Unimed Leste Paulista, Juliana Geremias Franccioli para esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre esse recurso natural.

Tomar água gelada queima calorias?
VERDADE
Quando você ingere um líquido gelado o corpo precisa trabalhar mais para aquecê-lo, já que a temperatura da água gelada é aproximadamente 4ºC e a do corpo humano é aproximadamente 36ºC. Esse processo recebe o nome de termogênese, que gera aumento de consumo de energia, e assim promove a queima calórica. Porém, só isso não faz emagrecer, já que para cada 500 ml de água gelada há um consumo de apenas 17 calorias (valor pouco representativo em uma dieta de 1500 a 2000 calorias, como a da maioria da população).

Tomar água em jejum emagrece?
MITO
O consumo de água em jejum provoca uma distensão gástrica, dando uma sensação de menos fome. Como consequência há uma diminuição da ingestão alimentar naquele momento, sendo assim esse hábito provoca a sensação de saciedade não a perda de peso.

Devo beber água mesmo sem ter sede?
VERDADE
Quando criamos o hábito de hidratar o organismo gradativamente, há um maior estímulo da sede. É como se o organismo pedisse por água, por isso é importantíssimos tomar água sem ter sede, para que haja esse estímulo.
No inverno a percepção da sede diminui, por isso devemos ter mais cuidado com a hidratação, não descuidando das crianças e idosos, que tem a maior facilidade de desidratar.
A sede é um sinal tardio de que as reservas de água do organismo já se esgotaram.

Água com gás engorda igual refrigerante?
MITO
A água, com ou sem gás, não possui calorias, portanto não engorda quando comparada aos refrigerantes. O grande vilão no caso dos refrigerantes não é o gás, mas sim a grande quantidade de açúcar. Optar pela água com gás é uma boa forma de variar e estimular o consumo do líquido, mas vale lembrar que o consumo excessivo desse produto (substituição da água natural pela gasosa) pode irritar a mucosa do estômago das pessoas que tem predisposição a problemas gastrintestinais.

Beber água faz bem para a pele?
VERDADE
A ingestão de água é importante para a eliminação das toxinas produzidas pelo organismo, que são expelidas pela urina ou suor. Portanto a pele bem hidratada elimina estas toxinas com maior facilidade e fica com aparência mais saudável.

Beber água durante a refeição atrapalha digestão?
MITO
Antigamente acreditava-se que essa informação era verdadeira, não só no sentido de atrapalhar a digestão mas também ser responsável por criar aquela barriguinha indesejada. Porém, estudos recentes mostram que se houver um consumo de até 200 ml de líquidos durante a refeição, sendo esse ingerido em pequenos goles, não há interferência na digestão.
Outro ponto importante a ser ressaltado nessa questão é a qualidade do que está sendo ingerido durante a refeição. O ideal seria água ou suco (de preferência natural sem açúcar) ao invés de refrigerantes, que são considerados calorias vazias (que não trazem nenhum benefício ao organismo).

É preciso beber em média 2 litros de água por dia?
VERDADE
O organismo bem hidratado funciona melhor, sem sobrecarga dos órgãos, principalmente dos rins. Porém há uma variação de indivíduo para indivíduo, a média de ingestão hídrica diária de um adulto é entre 1,5 a 3 litros, sendo calculada em torno de 30 a 40 ml por quilo de peso corporal.
Vale lembrar que essa quantidade não precisa ser necessariamente de ingestão de água, já que as frutas, legumes e verduras possuem água na sua composição. Um outro ponto importante de ser lembrado nessa questão é que o organismo deve ser hidratado ao longo do dia, sendo ideal que a quantidade hídrica consumida seja subdivida no decorrer das atividades.
De nada adianta, por exemplo, ao acordar, tomar um litro de água de uma só vez e só a noite tomar outro litro, já que com a mesma facilidade que essa água é ingerida, ela é expelida do nosso organismo na urina e no suor.

Agua de fontes hidrominerais são mesmo benéficas à saúde?
VERDADE
Existem alguns estudos que mostram que as águas medicinais são benéficas à saúde, principalmente para o trato gastrointestinal, mas que precisam ser consumidas com moderação e não como única forma de hidratação.

 

fonte: https://www.unimed.coop.br/home/imprensa/noticias-unimed/listagem-noticias/a-agua-e-os-beneficios-a-saude